Notícias

TSE estuda trocar as urnas eletrônicas por voto por celular ou PC

• Bookmarks: 5


O objetivo da mudança seria diminuir o custo das eleições e aumentar o número de eleitores que votam no processo eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral quer substituir a urna eletrônica e possibilitar que o brasileiro possa usar o computador ou até mesmo o celular para votar. Mais de 30 empresas já demonstraram interesse em serem as responsáveis pelo desenvolvimento da nova tecnologia.

O edital foi lançado pelo TSE no dia 28 de setembro. Entre os interessados estão Amazon e IBM. O objetivo da mudança seria diminuir o custo das eleições e aumentar o número de eleitores que votam.

Segundo Sandro Vieira, juiz auxiliar da presidência do TSE e coordenador do projeto Eleições do Futuro, três cidades do país participarão do teste do voto online, já no primeiro turno das eleições. Os colégios eleitorais ficam nas cidades de São Paulo, Curitiba e Valparaíso de Goiás.

Nas urnas com voto online, as opções serão candidatos fictícios. “No dia da eleição, três empresas montarão estandes em cada local de votação. O eleitor que quiser participar da simulação receberá as orientações para votar. O TSE acompanhará os resultados”, explicou Vieira.

5 recomendado
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *