Assuntos Gerais

TIM, líder de evasão de clientes, lança teclado politicamente correto

• Bookmarks: 11


TIM lança teclado que pretende ser um corretor ortográfico social, mas esquece-se de oferecer aquilo que o consumidor de uma empresa telefônica quer: amplitude e qualidade de sinal.

A operadora telefônica TIM criou o que ela chama de “teclado consciente”, que nada mais é do que um aplicativo que explica o porquê determinadas palavras que você digitou são, segundo eles, preconceituosas. Depois da explicação o teclado sugere a substituição por outra palavra, uma que seja permitida pelos adeptos da falácia do racismo estrutural.

Através da sala de imprensa do site, a própria empresa classifica o aplicativo como uma espécie de corretor ortográfico social. Para quem leu o livro 1984, de George Orwell, não é novidade a tentativa de implementação de uma novilíngua, onde, através do controle sobre a linguagem controla-se o pensamento das pessoas. O interessante é que a neurolinguística confirma a possibilidade de manipulação da mente humana usando a técnica descrita na ficção.

Segundo Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM, a ideia é que a operadora use sua tecnologia para alcançar mais pessoas a fim de ter uma “evolução para uma sociedade mais inclusiva”. A TIM só se esquece de usar a tecnologia que possui para fazer algo que realmente é o dever de uma operadora telefônica: ter uma cobertura de voz e dados ampla e eficiente.

Hoje a TIM, segundo dados da ANATEL, é a empresa que mais perdeu números de celulares através de pedidos de portabilidades para outras operadoras. Pelo visto a TIM está empenhada em manter essa liderança.

11 recomendado
bookmark icon