Internacional

Segurança e liberdade x pressa e obrigatoriedade na vacinação: um dilema já resolvido na Austrália

• Bookmarks: 13

Governo australiano prefere esperar dados mais seguros antes de começar um programa de imunização voluntária contra a Covid-19.

O ministro da saúde da Austrália, Greg Hunt, informou que o país não apressará os planos de vacinação contra o vírus chinês, pois a prioridade é a segurança e até o momento nenhuma vacina possui comprovação nesse quesito.

“A segurança é nossa prioridade número um”, disse Greg Hunt, que completou sua fala esclarecendo que a Austrália fará uma avaliação completa e a vacina, quando liberada, será gratuita e sua aplicação será voluntária. Ou seja, nada de vacinação obrigatória por lá.

A vacina da Pfizer mostrou, em sua fase 3, que é 95% eficiente, mas não houve tempo hábil para se mostrar igualmente segura. Mesmo assim o Reino Unido acelerou a aprovação, fazendo com que sua população sirva de cobaia para verificação de possíveis efeitos colaterais.

Apesar do governo australiano ter um acordo para 10 milhões de doses da vacina BNT162b2 da Pfizer, aguardará autorização de seus próprios órgãos reguladores antes de passar para a distribuição, pois entende que a segurança é mais importante que a eficiência e preza pela saúde global de sua população.

13 recomendado