Internacional

Regime ditatorial chinês usou Wall Street para manipular a política dos EUA por décadas

• Bookmarks: 10


Vídeo que se tornou viral mostra que o Partido Comunista Chinês influenciou a política americana por ao menos 3 décadas. Trump entrou e dificultou a vida do ditador Xi Jinping.

Di Dongsheng, reitor associado da Escola de Estudos Internacionais da Universidade Renmin da China em Pequim, no discurso proferido em um evento em Xangai e transmitido ao vivo na plataforma chinesa de compartilhamento de vídeo no dia 28 de novembro, afirmou que a China exerceu influência sobre os Estados Unidos por décadas via Wall Street. O esquema só foi interrompido em 2016, quando Donald Trump foi eleito presidente.

O vídeo original foi apagado depois que viralizou. Nele, Di Dongsheng dá detalhes de como o regime comunista chinês exercia, desde a década de 70, uma influência muito forte nas políticas americanas internas e externas.

Segundo ele, o PCCh “se aproveitou do círculo de poder central nos Estados Unidos”, mas “a partir de 2016, Wall Street não teve influência sobre Trump”, ou seja, a China parou de manipular a política dos EUA através de seus “velhos amigos”. O reitor confirmou ainda que Hunter Biden, filho do autoproclamado presidente eleito Joe Biden, tem um extenso laço com o regime ditatorial chinês, através de negócios e investimentos.

Um potencial governo Biden faria a China voltar a exercer poder sobre a maior democracia do mundo? É de se pensar!

10 recomendado
bookmark icon