Internacional

Premiê da Polônia conecta União Europeia ao comunismo

• Bookmarks: 10


Morawiecki disse aos parlamentares poloneses que a UE era dirigida por uma oligarquia, que atua para defender os interesses de nações como Alemanha e França.

O governo da Polônia intensificou o atrito com a União Europeia após o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki conectar os burocratas em Bruxelas com a ideologia comunista. Morawiecki disse aos parlamentares poloneses que a UE era dirigida por uma oligarquia, que atua para defender os interesses de nações como Alemanha e França. 

O novo capítulo no atrito entre o governo direitista da Polônia e a UE diz respeito à cláusula apresentada pela Alemanha, atualmente na Presidência rotativa da UE, que vincula o respeito ao Estado de Direito ao repasse de fundos trilionários do novo orçamento plurianual e do pacote de reconstrução pós-pandemia. Polônia e Hungria vetam a aprovação da verba, desencadeando um impasse que deixa o bloco em risco de ingressar em 2021 sem recursos para funcionar.  

Em discurso no Parlamento, o premiê polonês acusou a UE de usar propaganda no estilo dos antigos comunistas: “Rejeitamos esta posição, rejeitamos esta abordagem. Conhecemos bem desde os tempos do Partido dos Trabalhadores Unidos Polaco, desde os tempos comunistas, o uso deste tipo de propaganda”. Morawiecki acrescentou: “Dizemos um forte “sim” à UE, mas dizemos um alto ‘não’ a vários mecanismos que nos punem como crianças e tratam a Polônia e outros Estados-Membros da UE de forma desigual”. Fazendo coro às palavras de Morawiecki, não há como ignorar o fato de que a União Européia, sendo hoje uma das organizações transnacionais mais burocráticas e morosas de todo o mundo, não acabe cedo ou tarde tomando um caminho cada vez mais intervencionista e totalitário, levando-se em conta a total desconexão dos agentes burocratas em relação as diferentes realidades das etnias européias. Algo que poderá custar muito caro para o bloco, nos próximos anos.

10 recomendado
bookmark icon

One thought on “Premiê da Polônia conecta União Europeia ao comunismo

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *