Cultura

Pixinguinha fará parte do quadro das Personalidades Negras da Fundação Palmares

• Bookmarks: 4


“É uma injustiça que será enfim reparada”, diz Sérgio Camargo, sobre homenagem ao grande compositor ícone da história musical brasileira.

O músico e compositor Pixinguinha ingressará na lista de Personalidades Negras da Fundação Cultural Palmares a partir de 1º de dezembro. A informação foi compartilhada, nesta terça-feira (17 de novembro), pelo presidente da Fundação, jornalista Sérgio Camargo, em mensagem no Twitter. 

No dia 1º do mês que vem, segundo Camargo, “passa a valer a portaria que normatiza, legitima e moraliza as homenagens da instituição”. Pixinguinha ganhou este apelido ainda na infância porque teve bexiga, o nome popular para a varíola, que deixa algumas cicatrizes que ele exibia no rosto. O crítico e historiador Ary Vasconcelos disse certa vez:  “Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas, se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: Pixinguinha”.

Ainda no Twitter, Camargo disse que a ausência de Pixinguinha na lista “é uma injustiça que será enfim reparada”. As informações são do portal Renova Mídia.

 

4 recomendado
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *