Justiça

Ibope Curitiba omitiu resultados de pesquisa eleitoral, e foi diretamente responsabilizado pelo TRE

• Bookmarks: 3


Por decisão de juizado do Tribunal, a instituição de pesquisa terá prazo definido para mostrar os dados reais na íntegra. Caso contrário, responsáveis serão presos e pagarão multa.

Na noite desta última sexta-feira, a candidata a prefeitura de Curitiba, Marisa Lobo, lançou em seu Twitter uma notícia bomba. Nas últimas pesquisas para o pleito eleitoral, realizadas pelo Ibope regional, nomes de candidatos voltados a direita ou a plataformas menos conhecidas, foram simplesmente apagados do senso. Além disso, eram destacados candidatos de centro-esquerda e esquerda nas mesmas pesquisas. Em razão disso, o partido AVANTE entrou com uma petição judicial para que o Ibope fosse responsabilizado pelas omissões de fatos.

Na tarde de ontem, a resposta veio com decisão direta de juíza do TRE do Paraná. Com isso, o instituto terá até 03 dias para apresentar as pesquisas na íntegra, com os dados reais sobre as intenções de voto para cada candidato. Caso não acatem a decisão judicial, os responsáveis regionais do Ibope terão prisão decretada, além de pagamento de multas. Vale lembrar que tanto a administração do Ibope quanto a grande mídia regional em nível municipal e estadual, fazem lobby indireto pela eleição de candidatos de centro e de esquerda, respectivamente. Ao menos uma vez, a justiça é feita em favor da Democracia.

3 recomendado
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *