Política

Eleitores de 57 cidades votam neste domingo em segundo turno

• Bookmarks: 13

69% das capitais não elegeram prefeitos em primeiro turno. A capital do Amapá será a única cidade do país a não ter o resultado final das eleições 2020 neste fim de semana.

No próximo domingo (29) ocorrerá o segundo turno das eleições municipais em 18 capitais e outros 39 municípios. O número de eleitores que deverão voltar às urnas para escolher seus prefeitos passa de 38 milhões.

A exceção será Macapá, que continuará com a eleição municipal pendente. Na capital amapaense ainda não houve a votação sequer do primeiro turno, uma vez que a região enfrentou um apagão elétrico de 22 dias.

O TSE, por motivos técnicos, decidiu não realizar votação em Macapá no próximo domingo. Por lá o primeiro turno da eleição vai acontecer no dia 06 de dezembro, e o segundo turno, se houver, ocorrerá dia 20 de dezembro.

Vale lembrar que em eleições municipais o segundo turno ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos a prefeito tenha obtido mais da metade dos votos válidos, ou seja, excluindo-se brancos e nulos.

13 recomendado