Política

É dada a reabertura da Ponte da Amizade, na divisa entre Brasil e Paraguai

• Bookmarks: 5


Governo diz que decisão ocorre devido a importância da reativação do comércio fronteiriço. População local e comerciantes de ambos os países comemoram.

Após quase sete meses, a Ponte da Amizade, principal ligação entre Brasil e Paraguai, foi reaberta nesta quinta-feira (15 de outubro). A travessia entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no país vizinho, estava bloqueada desde 18 de março em razão da pandemia. O governo autorizou a entrada de estrangeiros pelas vias terrestres entre o Brasil e o Paraguai, desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição.

No dia de hoje, o Ministério das Relações Exteriores publicou um comunicado dizendo que os dois países adotarão protocolos sanitários para evitar a propagação da covid-19. Segundo o Itamaraty, a reabertura ocorre devido a importância da reativação do comércio fronteiriço, especialmente para a preservação de postos de trabalho.

A medida foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Ele publicou a medida e compartilhou uma foto ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

A entrada de estrangeiros por via aérea, por qualquer aeroporto do país, está liberada desde o dia 25 de setembro e, na semana passada, o governo flexibilizou ainda mais o trânsito por aéreo, retirando exigências.

Está liberado o transporte de cargas, o transbordo de tripulação marítima, o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas e as ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizadas pelas autoridades sanitárias locais.

5 recomendado
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *