Política

Daniela Reinehr assume o governo de Santa Catarina

• Bookmarks: 4


Com o afastamento do atual governador e investigado, Carlos Moisés (PSL), a nova responsável pelo cargo fala em mudanças no secretariado e diferentes ações de combate à pandemia.

Daniela Reinehr se tornou nesta terça-feira (27 de outubro) a primeira mulher a assumir o cargo como governadora de Santa Catarina. A então vice vai ocupar a cadeira durante o afastamento do então governador Carlos Moisés da Silva, que em até 180 dias terá processo de impeachment julgado por crimes envolvendo sua gestão pública.

A transição oficial começou com uma reunião de Daniela com o secretariado estadual. Na sequência, a nova responsável pelo executivo local concedeu a primeira entrevista coletiva como governadora do Estado e acenou especialmente em direção ao diálogo com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Daniela destacou que o novo governo deve ser focado em “austeridade, simplicidade, integração, diálogo, eficiência, desenvolvimento e legalidade”. “Precisamos aprender com situações que não foram bem vistas”.

Para ela, o foco do governo nos próximos meses deve ser de retomada econômica e da credibilidade de Santa Catarina para com os investidores: “A gente passou por uma instabilidade política muito forte que tirou a credibilidade do Estado”.

​A nova governadora também elogiou a atuação do Tribunal de Julgamento que a absolveu das acusações no processo de impeachment que afastou Moisés, e disse que assume o Estado diante de uma grande crise. Questionada sobre as críticas dos conservadores da Alesc em relação aos desmandos de Moisés em decretos draconianos quanto a isolamentos e fechamento de comércios quanto a problemas com o coronavírus, Daniela ressaltou que vai seguir as recomendações dos órgãos de saúde, mas que deseja dar uma autonomia muito maior aos municípios e a população. “O meu compromisso é não ser a regra mais restritiva”. Ainda sobre a pandemia, a governadora defendeu a liberdade da população, em consciência sobre como lidar com as questões sanitárias, tendo atenção um pouco maior para com os enfermos. “Temos que isolar os doentes, não os saudáveis”, garantiu Reinehr.

4 recomendado
bookmark icon

One thought on “Daniela Reinehr assume o governo de Santa Catarina

    Write a comment...

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *