Internacional

Cristão iraniano é chicoteado por beber vinho durante Santa Ceia

• Bookmarks: 5


O cristão, que era mulçumano, ingeriu a bebida durante a santa ceia e as autoridades o condenaram, ignorando completamente a religião dele.

Mohammad Reza (Youhan) Omidi foi chicoteado 80 vezes no dia na última quarta (14), por beber vinho como celebração da santa ceia, no Irã. No Irã é proibido que muçulmanos bebam álcool, as exceções são feitas para minorias religiosas reconhecidas, incluindo os cristãos. Porém o Irã não reconhece os convertidos do islamismo como cristãos.

Omidi tem filiação com uma igreja doméstica, que é o único tipo de comunidade para cristãos ex-muçulmanos no Irã. Faz um mês que ele está exilado na cidade de Borazjan, sudoeste do Irã. Porém, em 10 de outubro, ele recebeu uma intimação das autoridades de Rasht, sua cidade natal, para viajar de volta para casa às próprias custas, e receber as chicotadas.

Omidi e os colegas Mohammad Ali (Yasser) Mossayebzadeh e Zaman (Saheb) Fadaee, foram condenados às 80 chicotadas ainda em setembro de 2016 pelo tribunal de Rasht, mas só agora a penaa foi cumprida. Essa punição, que acompanha uma sentença de 10 anos, além de ser imposta a eles também foi ao pastor Yousef Nadarkhani por um tribunal de Teerã. 

5 recomendado
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *