Assuntos Gerais

Anvisa rebate Dória e garante que sem aprovação vacina chinesa não será disponibilizada

• Bookmarks: 5


Governador de São Paulo disse que a vacina chinesa poderia ser aplicada mesmo sem aprovação do órgão regulador nacional.

Reagindo à declarações do Governador de São Paulo, João Dória, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária negou a possibilidade de que a Coronavac, vacina desenvolvida no Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, possa ser disponibilizada mesmo sem a aprovação do órgão.

Segundo o governador tucano, tal situação seria possível através da aprovação da vacina por agências de regulação de outros países, servindo como uma espécie de “permissão automática” para também ser aceita no Brasil.

A nota divulgada nesta quinta-feira (26), pela Anvisa destacou que uma eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China não implica aprovação automática para o Brasil.

“Mesmo após o registro em algum outro país, a avaliação da Anvisa é necessária para verificar pontos que não são avaliados por outras agências internacionais”. Afirmou a nota, dando como exemplos a data de validade e a avaliação de efeitos colaterais.

Dória também foi desmentido, por conta da afirmação de que a CoronaVac estaria sendo testada nos Estados Unidos e na Europa.

5 recomendado
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *